Lamentamos informar que houve um recente acontecimento caracterizado por encalhe em massa de golfinhos rotadores (Stenella longirostris) no ponto norte da Ilha de Bazaruto.

Na manhã de 21 de Fevereiro, nosso monitor de tartarugas da comunidade de Bazaruto encontrou 32 golfinhos-rotadores encalhados, embora acções imediatas tenham sido tomadas pelos nossos fiscais, apenas sete puderam ser salvos e reconduzidos de volta ao mar. Avaliações foram feitas e amostras de cada carcaça foram retiradas para ajudar a determinar o que pode ter contribuído para esse encalhe.

Infelizmente, antes que qualquer conclusão clara pudesse ser alcançada, este acontecimento foi seguido por um segundo encalhe em que na manhã de terça-feira, 23 de Fevereiro, outros 86 golfinhos-rotadores mortos foram encontrados por membros da comunidade de Madivadje, onde provavelmente eles encalharam durante a noite. Até agora, um total de 111 golfinhos morreram. Continuamos colhendo amostras e as carcaças estão sendo descartadas com segurança.

Estamos a trabalhar em coordenação com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), o grupo de especialistas em cetáceos da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), bem como uma rede mais ampla de especialistas marinhos para ajudar a entender o que pode ter desencadeado este encalhe em massa, que são eventos raros nesta parte do mundo. Embora possamos descartar quaisquer circunstâncias relacionadas à pesca neste momento, as hipóteses iniciais incluem possíveis flutuações das marés, proliferação de algas ou distúrbios magnéticos ou geológicos.

Considerando o que aconteceu nos últimos dois dias, reconhecemos que poderão acontecer eventos adicionais de indivíduos encalhados; portanto, continuamos monitorando a situação e fazendo o que podemos para evitar novos encalhes.

Aos nossos Stakeholders, não hesitem em nos contactar com qualquer informação que possam ter para ajudar nesta situação.

Vamos mantê-los actualizados conforme os detalhes se desdobram e agradeceremos a todos pelo apoio.

Read English Version